O consumo consciente é uma tendência no mundo todo, mas no Brasil existem algumas particularidades. Os brasileiros têm hábitos sustentáveis, mas não se reconhecem como consumidores conscientes, porque as ações são impulsionadas pela economicidade. A falta de informação é um fator que dificulta a apuração de um número exato de brasileiros que são consumidores conscientes.
Nos últimos anos, houve o aumento da busca por uma vida sustentável, com destaque em algumas áreas, como o consumo de produtos orgânicos na alimentação e a moda. Além disso, é observado que a sociedade brasileira também tem o hábito de reproduzir aquilo que vê outras pessoas fazendo, como no caso da adoção dos canudos de metal e do uso de ecobags, por exemplo.
Com toda essa discussão, é comum que muitas pessoas se questionem sobre o que é, de fato, o consumo consciente, e como cada um pode contribuir. Para tirar essa dúvida e muitas outras, Gabriela Tapajós e Marina Louro conversaram com Larissa Kuroki, coordenadora de conteúdos do Instituto Akatu, ONG que trabalha com a conscientização a respeito do consumo consciente.
Comments